Longe de ser uma tendência, os processos ajudam companhias a se estabelecerem em um mercado cada vez mais veloz e competitivo.
A governança corporativa tem um papel importante na área de compras, pois ajuda a garantir que os processos de compras sejam conduzidos de forma ética, transparente e eficiente.
Ter uma visão holística em compras traz uma vantagem competitiva valiosa em um mundo movido por dados e informações. Porém, só é possível conquistá-la por meio de uma solução tecnológica que contemple todas as informações em um único ambiente.
Vamos saber mais sobre Governança Corporativa em Compras?
- Gestão de riscos: A governança na área de compras permite que sejam estabelecidos controles adequados para a gestão de riscos relacionados aos processos de compras. Isso ajuda a garantir que as compras sejam feitas de forma segura e confiável, minimizando riscos de fraudes, corrupção ou outros problemas que possam prejudicar a empresa.
- Transparência: Uma governança eficaz na área de compras permite que as empresas sejam transparentes em suas operações de compras, o que ajuda a construir a confiança dos clientes, parceiros e outros stakeholders.
- Compliance: Com as regulamentações em constante mudança e as leis anticorrupção cada vez mais rigorosas, a governança na área de compras é fundamental para garantir que as compras estejam em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.
- Eficiência: A governança na área de compras ajuda a garantir que os processos de compras sejam conduzidos de forma eficiente, resultando em uma economia de tempo e recursos. Isso também ajuda a garantir que as compras sejam feitas de forma estratégica e apropriada, levando em consideração o valor total do ciclo de vida dos bens e serviços adquiridos.
- Prestação de contas: A governança na área de compras ajuda a garantir que os gestores de compras sejam responsáveis pela tomada de decisões e pelos resultados obtidos. Isso ajuda a garantir que as compras sejam feitas de forma justa, transparente e eficaz, com resultados mensuráveis e alcançáveis.
A sigla ESG se tornou a bola da vez do mercado, a síntese em inglês para Ambiental, Social e Governança, pelo mercado e deu uma nova roupagem para o já cansado universo da sustentabilidade. ESG joga luz sobre aspectos não financeiros que precisam ser considerados por uma empresa que busca ser sustentável.
ESG é, em essência, a abertura de informações e a mensuração da performance da gestão ambiental e social e das práticas de governança de uma organização. Tudo que gera evidências dos impactos da cadeia produtiva e, principalmente, dos riscos inerentes ao negócio.
Sustentabilidade, no seu entendimento, é o pensamento estratégico da companhia, que integra aspectos não financeiros considerados pelo ESG aos modelos de negócios voltados à geração de um impacto maior para a sociedade.
Sustentabilidade não olha somente para os riscos, mas principalmente para as oportunidades, apontando o futuro e as transformações necessárias para alcançá-las. Sua orientação é de fora para dentro da organização e de como ela se sustenta no tempo, mantendo-se conectada com as demandas da sociedade.
O ESG está englobado dentro da sustentabilidade, o que não reduz a sua importância, onde sua performance produz evidências e gera credibilidade, abrindo o caminho de uma companhia na direção de um modelo de negócios sustentáveis.
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