Com certeza você já ouviu falar em BPO em compras.
Mas será que você sabe exatamente o que essa sigla significa?
BPO é business process outsourcing, ou, em português, terceirização de processos de negócios. Apesar da sigla indicar o termo significa, é importante entender exatamente seu conceito na prática, para que você obtenha o melhor desempenho na sua empresa.
Quer entender melhor o que é o BPO e como ele pode ajudá-lo?
Confira na Newsletter de hoje da Supply Solutions.
De forma simples, podemos dizer que o BPO é o processo de delegação de tarefas para terceiros. As atividades delegadas são secundárias e burocráticas, a fim de que o gestor possa focar no que é realmente importante. É importante destacar que as atividades estratégicas para a empresa são relacionadas a produção, marketing, compras e vendas.
A terceirização, portanto, não trabalha nesses quesitos, mas se foca em tarefas operacionais.
Apesar de um BPO ser um tipo de terceirização, eles são procedimentos diferentes. O BPO abrange uma avaliação aprofundada dos processos, infraestrutura e procedimentos internos da organização. Isso faz com que toda a estrutura da empresa seja remodelada por meio de tecnologias e pela terceirização de funções internas a um profissional especialista.
Assim, o BPO garante melhor performance e aumenta a qualidade dos produtos e serviços prestados, o que nem sempre ocorre na terceirização. Esse é o motivo pelo qual as empresas adotam o BPO. Afinal de contas, não é possível observar o processo todo, porque nisso passam os detalhes.
Como consequência, é reduzido o nível de serviço (SLA), que ocasiona a perda de vantagem competitiva e impactos negativos no faturamento. Com o BPO, a organização consegue entregar um produto ou serviço de mais qualidade porque pode se focar naquilo que é importante.
1. Redução de custos: quando a empresa cuida de todos os processos, acaba gastando mais do que no processo de adoção do BPO. Isso pode ser exemplificado pela TI, setor que exige investimentos volumosos para que surtam os resultados esperados. Uma das vantagens, portanto, é a redução das despesas operacionais.
2. Aumento da produtividade: quando a empresa trabalha com diversos processos ao mesmo tempo, os profissionais precisam pensar sobre diferentes elementos. Ao focar no que é primordial, a produtividade aumenta, e como resultado, aumenta-se o faturamento, há mais possibilidade de fidelizar clientes e mais espaço no setor.
3. Foco nos processos-chave: esse é um dos benefícios da adoção do BPO, mas é importante ressaltar que, dessa forma, é possível direcionar mais recursos para que a organização cresça.
4. Aumento da flexibilidade interna: ao enxugar processos e reduzi-los, a empresa tem mais flexibilidade de organização de sua estrutura. Em caso de mudanças no cenário econômico ou político, que ocasionam demandas de mercado, ela consegue se adaptar mais facilmente às novas exigências.
5. Foco na tecnologia de ponta: para o BPO, você precisa usar uma solução tecnológica. O e-procurement ajuda nesse sentido, porque pode ser integrado ao ERP e automatiza diversos processos, como os procedimentos de escrituração fiscal e contábil.Para isso são exigidos menos profissionais e as contas são prestadas ao fisco com mais eficiência, havendo menos riscos de passar por sanções tributárias.
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