A Importância Do Supply Chain Em Períodos De Crise Econômica

A Importância Do Supply Chain Em Períodos De Crise Econômica

Com a pandemia do novo Coronavírus, diversos setores sofreram prejuízos que acabaram tendo problemas na área financeira. Sendo assim, as soluções para a recuperação econômica estão sendo colocadas em prática e aos poucos o mercado começa a apresentar resultados melhores.

No Brasil a economia começou a ter resultados melhores, demonstrando um crescimento de 36% em 2021 de acordo com o levantamento da FMI (Fundo Monetário Internacional). Sem sombra de dúvidas essa é uma boa notícia para o mercado, e claro, para o Supply Chain.

A cadeia de suprimentos é extremamente importante para a recuperação econômica, visto que temos uma forma de organização de mercado que deve ser ajustada em períodos de crise. Sendo assim, é um tempo onde as empresas devem estar atentas quanto aos preços dos produtos, abertas a negociações que favoreçam seu poder de compra e por isso o Supply Chain é ideal para essa organização.

Porém, embora esse crescimento da importância do Supply Chain esteja acontecendo, os desafios também estão vindo. Antes de tudo, o cenário global não é mais o mesmo e tivemos um esforço para se adaptar com novas ferramentas de tecnologia durante um espaço curto de tempo. Diante disso surgem alguns desafios.

Desafio Do Supply Chain

Um dos maiores desafios é conseguir atender a dor do consumidor, ou seja, se adaptar a nova forma de consumo, entendendo que cada vez será mais comum que as informações de compra e venda estejam armazenadas em uma nuvem, através de uma ou mais ferramentas digitais. A big data por exemplo é uma ferramenta que permite uma intepretação de dados e faz uma análise mais aprofundada que permite uma avaliação sobre diversos fatores tanto negativos, como positivos.

Ainda falando sobre ferramentas tecnológicas é importante observar que a paciência das pessoas em esperar seja cada vez menor, na era imediatista na qual estamos vivendo basta um clique para se obter o que deseja, o que se espera é que esses processos sejam mais rápidos, por isso análises mais rápidas e precisas são muito importantes.

Ou seja, é preciso uma agilidade e movimentação maior no estoque e na produção, além disso, na era globalizada as redes de conexões vão sempre aumentando, o que indica que cada vez mais é necessário conectar com os setores de produção, preparando para uma visão não mais linear.  porém que já preveja como acontecerão etapas e processos logísticos.

Por fim, algo muito importante é estar relacionado a busca por produtos mais sustentáveis, além de uma preocupação com o planeta é importante porque os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto a preocupação das empresas com o meio ambiente, por isso é de grande responsabilidade do Supply Chain estar conectado com as iniciativas sustentáveis do mercado.

Quer entender mais sobre cadeia de alimentos e gestão de compras? Entre em contato com a Supply Solutions e tenha acesso aos nossos conteúdos que te ajudaram a ser um profissional atualizado e com as melhores escolhas para os seus clientes

Compartilhe

Veja também:

A Terceirização Em Expansão

O Brasil cresce em 22% o número de trabalhadores Terceirizados de acordo com o IBGE. Leia o Artigo para conferir mais sobre o assunto!

Categorias