A Impressão 3D Transformando O Futuro No Setor De Logística

A Impressão 3D Transformando O Futuro No Setor De Logística

A quarta revolução industrial, nomeada por indústria 4.0, abrange um nível de tecnologia que traz o conjunto de avanços tecnológicos para os mais diversos setores, tendo como resultado uma eficiência maior! Tem-se uma conexão maior e melhor entre os aparelhos, robótica avançada que facilitam as operações, inteligência artificial, integração de sistemas, dentre outras tecnologias como a impressão 3D.

Falando especificamente da impressão 3D, ela promete transformar diversos setores da indústria, incluindo o setor logístico. De acordo com o estudo realizado pela Consultoria McKInsey, a impressão 3D pode chegar ao gasto de R$ 550 bilhões de dólares ate o ano de 2025. E nesse ano segundo o levantamento feito pela Wholers chegará a gerar US $ 20 bilhões de dólares.

Porém, afinal, para que serve a impressora 3D?

 O Que É A Impressora 3D E Para Que Serve?

A impressora 3D que começou a ser desenvolvida nos anos de 1980 tem a função de replicar, fazendo a prototipação das mais diferentes peças de uma maneira muito mais rápida, e também permite com que projetos criados se tornem físicos. Através dela pode-se não apenas fazer produtos novos, mas a produção de itens antigos que já não estão mais no mercado. Há também uma regularização maior sobre o uso dos matériais necessários para a produção, o que consequentemente evita o desperdício dos matéria prima.

Com relação ao manuseamento da máquina só é necessário o trabalho de pessoas para colocar os insumos, elas possuem tamanhos e preços variados, o preço mínimo fica cerca R$ 18,5 mil, a cada dia. O seu uso dentro de diversos nichos dentro das empresas só tende a crescer no mundo. Porém, quando falamos de setor logístico qual será a importância dela?

De Que Maneira Ela Atua Na Logística?

No setor logístico as principais colaborações da impressão 3D é a redução na quantidade do abastecimento de matéria prima, já que os processos ficam mais compactos e assim também diminui a quantidade de armazenamento. Dessa forma também há números mais precisos dentro dos estoques, e assim também a concentração será mais na especialização do gerenciamento da impressão, tornando a gestão mais precisa.

Dessa forma, também é possível que a produção seja mais concentrada dentro do próprio País, ao invés de importar determinados produtos, diminuindo o tempo de espera e satisfazendo mais os clientes, atendendo suas necessidades de maneira mais rápida.  Ou seja, será essencial para o setor logístico investir na impressora 3D inclusive os destaques sem dúvida serão de empresas que unam o bom aproveitamento de sua matéria prima, economizando, e investindo para um atendimento maior. A tecnologia e o futuro para o setor logístico!

Fonte; Lalt Fec Unicamp

Compartilhe

Veja também:

A Terceirização Em Expansão

O Brasil cresce em 22% o número de trabalhadores Terceirizados de acordo com o IBGE. Leia o Artigo para conferir mais sobre o assunto!

Categorias