A novidade do Chat GPT

Quem nunca ouviu falar sobre o sistema de chat GPT?

Ele está entre as ferramentas mais comentadas dos últimos tempos, oferecendo recursos de inteligência artificial para todos os tipos de empresas. Mas, sobre o que é o chat GPT e como ele funciona para que você possa usá-lo a seu favor?

O que é o chat GPT afinal?

O chat GPT é um modelo de linguagem de grande porte treinado pela OpenAI. Ele é capaz de gerar texto de forma autônoma, com base em exemplos de texto fornecidos durante o treinamento. Dessa forma, pode ser usado para tarefas como geração de texto, tradução, resumo e muito mais.

Quais as funcionalidades do chat GPT?

Agora que você já sabe o que é o chat GPT, vamos explorar como ele funciona na prática e, principalmente, quais os recursos que essa ferramenta tem para oferecer.

Um estudo recente da McKinsey explica até que ponto as tecnologias de IA, como o ChatGPT, podem aumentar os recursos das empresas em várias áreas:

●      Marketing, Atendimento ao Cliente e Vendas

●      Operações

●      Risco, Conformidade e Legal

●      TI e Engenharia

●      Pesquisa e desenvolvimento

Onde se aplica em Supply Chain?

Ainda segundo o estudo da McKinsey se aplica em:

●      Automação de processos e tarefas : as ferramentas de IA podem automatizar tarefas repetitivas e mundanas que consomem tempo e consomem muitos recursos, melhorando a eficiência e a produtividade. Com o tempo, os modelos de IA serão capazes de lidar com tarefas cada vez mais complexas, aproveitando esses benefícios.

●      Otimização de processos e procedimentos operacionais padrão (SOPs) : a IA pode identificar falhas e sugerir melhorias nos processos em toda a cadeia de valor da empresa.

●      Cadeia de suprimentos : os modelos de IA podem aprimorar os recursos de planejamento e roteamento das empresas, simplificando o fluxo de mercadorias e materiais pela cadeia de suprimentos, reduzindo ainda mais os custos operacionais.

●      Análise preditiva : os modelos de IA são capazes de analisar grandes conjuntos de dados, identificar padrões e fazer previsões sobre eventos ou tendências futuras. Isso pode ajudar os executivos e líderes da empresa a tomar decisões mais bem informadas sobre gerenciamento de estoque, alocação de recursos e otimização da cadeia de suprimentos, entre outras áreas.

Será que podemos confiar em um sistema de IA?

As cadeias de abastecimento dependem da confiança. Contamos com fornecedores, provedores de logística e equipes próprias de operações para relatar com veracidade o que está acontecendo. E, no entanto, a demanda escaldante por visibilidade “de ponta a ponta” prova que a confiança ainda é escassa. O ChatGPT vai piorar o déficit de confiança, pelo menos por enquanto, permitindo que pessoas que não sabem nada sobre um tópico pareçam especialistas. Os líderes da cadeia de suprimentos devem aprender a usar essa nova ferramenta/brinquedo se quisermos manter e construir a confiança dos clientes.

Um teste feito pelo site zero100.com trouxe respostas assertivas para uma pergunta simples: Quais são os riscos de comprar na China? A resposta, apresentada instantaneamente, foi uma resposta respeitável, embora de alto nível, de cinco pontos, incluindo:

●    Problema de controle de qualidade

●    Proteção da propriedade intelectual

●    Barreiras linguísticas e culturais

●    Conformidade regulatória

●    Longos tempos de espera

O ChatGPT escolhe as palavras com maior probabilidade de aparecer em resposta a uma pergunta, usando o formato de linguagem falada que conhecemos na vida real. É mais do que uma busca porque infere quais palavras, em que ordem, fazem sentido como resposta.

Aos poucos, a inteligência artificial vai revolucionando a vida de todos nós e, com maior intensidade, o mundo dos negócios. Embora ninguém saiba dizer onde a coisa vai parar, não há dúvida de que terá um impacto significativo.

No geral, o ChatGPT tem o potencial de revolucionar a forma como fazemos negócios, fornecendo soluções econômicas e eficientes para uma ampla gama de setores e aplicações. À medida que essa tecnologia continua a evoluir, podemos esperar ver usos ainda mais inovadores para o ChatGPT no futuro.

Gostou? Confie em quem tem 20 anos de mercado. Supply Solutions é tradição e inovação no mercado!

Bem-vindo ao futuro!

Compartilhe

Veja também: