Como a utilização de drones podem ajudar na segurança da cadeia de suprimentos

Os drones e a logística começam a voar juntos. Com aplicações cada vez mais variadas (desde ajudar no combate a incêndios até fazer relatórios fotográficos), os drones podem trazer novas funcionalidades aos armazéns: encontrar itens difíceis de localizar, inspecionar o topo das prateleiras, acessar áreas de armazenamento estreitas, etc. Os drones geram expectativas muito altas quando o assunto é agilidade, já que eles possuem capacidade de fazer entregas por vias aéreas um local muito menos congestionado, no entanto, essa tecnologia ainda possui algumas limitações, porém existem muitos planos para eles.

Afinal, quais são as expectativas futuras para os drones na logística?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

1.   Drones têm alto desempenho, podendo voar por horas em alta velocidade sem interrupção, fazendo entregas ou realizando inspeções. Além é claro de serem super velozes, um drone tem autorização para voar por até 160km/h.

2.   Os drones possuem câmeras que ajudam na segurança, já que assim as entregas e inspeções podem ser monitoradas em tempo real, e é claro que assim as empresas podem garantir que a entrega chegará no local correto com uma garantia maior de não danificar o produto que está sendo entregue.

3.   Os drones possuem o benefício da acessibilidade, já que ele pode fazer entregas em qualquer lugar por mais inacessível que seja o trajeto pela estrada.

4.   No Brasil existem três classes de drones que atendem entregas de até 150kg, abrangendo várias áreas da logística desde as de pequeno, médio e grande porte.

5.  Operação totalmente automatizada, não será necessário alguém com o controle na mão o tempo todo, aquela imagem de uma pessoa com o controle na mão pilotando um drone vai dar espaço, cada vez mais, a um cenário 100% autônomo, com aeronaves voando sozinhas. Esse é um tipo de mão de obra que tem que ser formada, porque é tudo muito novo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Ainda não foi desenvolvida uma extensa legislação sobre o uso desses dispositivos no espaço aéreo, portanto, as rotas de tráfego aéreo ainda não foram definidas.

Os drones mais sofisticados ainda são caros e inacessíveis para muitas empresas. À medida que a tecnologia se populariza, é esperado que se tornem mais acessíveis.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A chegada do drone garante que os processos sejam feitos com mais agilidade e segurança, garantindo economia para empresas, já que o futuro do drone não demandará muita mão de obra, que os riscos de falha na entrega sejam cada vez menores, que os locais de difíceis acessos hoje sejam acessíveis a qualquer tipo de entrega, os drones alimentam expectativas e dúvidas. Esses dispositivos voadores podem mover objetos e mercadorias muito rapidamente, bem como penetrar e inspecionar áreas de difícil acesso. No entanto, atualmente sua capacidade de carga e autonomia são limitadas.

Os drones representam mudanças e, se a tecnologia evoluir e for desenvolvida de maneira adequada, poderão transformar e otimizar muitos dos processos da cadeia de suprimentos. Isso forçará as empresas a melhorar e modernizar suas instalações, entrando em uma nova era da logística.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Youtube – https://www.youtube.com/@supplysolutions8877

Instagram – https://www.instagram.com/supply.solutions/

Site: https://ssolutions.com.br/

Compartilhe

Veja também: