Cuidado na gestão!

É normal errar, porém persistir no erro pode ser um fator relevante para o fracasso da sua empresa. A falta de planejamento, processos lentos e extensos, não levar em consideração todas etapas e principalmente não pensar em habilidades comportamentais são erros que podem até passar despercebido durante nossa gestão. Quer saber quais os erros mais comuns?

Não ter planejamento de compras alinhado aos objetivos da sua empresa

Planejar é uma das etapas mais importantes para o sucesso de qualquer negócio, ainda mais na área de compras. Mas um dos erros é ter como foco apenas a economia e não pensar em outros aspectos como novas tecnologias e questões de ESG.

A definição de metas alinhadas aos objetivos do negócio é fundamental para que a área de compras aumente sua eficiência no médio e longo prazo.

Não otimizar processos operacionais do dia a dia

A automação de compras, por meio de soluções digitais, não só libera o tempo do comprador para atividades estratégicas, como também fornece dados importantes para o planejamento do setor, reduz o lead time, aumenta a transparência nas transações, entre outras conquistas.

Não considerar a etapa de negociação

Para gerar economia, negociar bem é fundamental para alcançar bons resultados. Além da busca por savings, outros tópicos também são relevantes nas negociações, como planejamento, comunicação e colaboração.

Não acompanhar os KPIs

Para identificar possíveis problemas e saber se a área está caminhando em direção aos objetivos propostos, é fundamental trabalhar com KPIs, onde os profissionais de compras podem tomar decisões mais ágeis e inteligentes, baseadas em análises de dados e informações.

Não investir em habilidades comportamentais

“Pessoas” são fundamentais para que processos e tecnologia funcionem bem. Diferente do cenário no passado, o profissional da área de compras precisa estar atento às habilidades que contribuem para o seu melhor desempenho nas negociações, no relacionamento com outras áreas e com parceiros.

Precisando de ajuda? A Supply Solutions pode contribuir para que essa jornada seja bem-sucedida. Chama a gente!

Compartilhe

Veja também: