É normal errar, porém persistir no erro pode ser um fator relevante para o fracasso da sua empresa. A falta de planejamento, processos lentos e extensos, não levar em consideração todas etapas e principalmente não pensar em habilidades comportamentais são erros que podem até passar despercebido durante nossa gestão. Quer saber quais os erros mais comuns?
● Não ter planejamento de compras alinhado aos objetivos da sua empresa
Planejar é uma das etapas mais importantes para o sucesso de qualquer negócio, ainda mais na área de compras. Mas um dos erros é ter como foco apenas a economia e não pensar em outros aspectos como novas tecnologias e questões de ESG.
A definição de metas alinhadas aos objetivos do negócio é fundamental para que a área de compras aumente sua eficiência no médio e longo prazo.
● Não otimizar processos operacionais do dia a dia
A automação de compras, por meio de soluções digitais, não só libera o tempo do comprador para atividades estratégicas, como também fornece dados importantes para o planejamento do setor, reduz o lead time, aumenta a transparência nas transações, entre outras conquistas.
● Não considerar a etapa de negociação
Para gerar economia, negociar bem é fundamental para alcançar bons resultados. Além da busca por savings, outros tópicos também são relevantes nas negociações, como planejamento, comunicação e colaboração.
● Não acompanhar os KPIs
Para identificar possíveis problemas e saber se a área está caminhando em direção aos objetivos propostos, é fundamental trabalhar com KPIs, onde os profissionais de compras podem tomar decisões mais ágeis e inteligentes, baseadas em análises de dados e informações.
● Não investir em habilidades comportamentais
“Pessoas” são fundamentais para que processos e tecnologia funcionem bem. Diferente do cenário no passado, o profissional da área de compras precisa estar atento às habilidades que contribuem para o seu melhor desempenho nas negociações, no relacionamento com outras áreas e com parceiros.
Precisando de ajuda? A Supply Solutions pode contribuir para que essa jornada seja bem-sucedida. Chama a gente!