Impactos Da Guerra No Supply Chain

photo of outer space

Quando se fala na atual guerra entre Ucrânia e Rússia, desde a invasão da Rússia nas terras ucranianas os países e corporações impuseram sanções econômicas a Rússia. De acordo com Sanctons Tracket foram mais de 1.200 sanções impostas. Como consequência o rompimento de contrato com fornecedores, perda de investimentos altos de acionistas, entre outras consequências.

Tanto a Rússia que sofre as sanções, quanto a ucrânia que sofre as consequências da atual guerra são exportadoras de produtos básicos, e ambos possuem papéis importantes nesse sentido. Diante, dessa situação, como ficam as exportações?

Exportações

Um dos fatores prejudiciais que envolve o Supply Chain é que tanto a Rússia e a ucrânia são grandes exportadoras. A ucrânia possui um dos solos mais férteis da Europa, sendo responsável pelo abastecimento de produtos agro-alimentares, e dessa forma a invasão prejudica esse abastecimento de cevada, trigo, centeio, cevada, entre outros produtos. Nesse sentido tanto países da Europa, quanto de outros lugares acabam sendo prejudicados, pois boa parte recebe esse abastecimento de alimentos.

Tanto a Ucrânia, quanto a Rússia são responsáveis por uma boa quantidade de exportação de trigo, milho e girassol no mundo. Além de alimentos também são fornecedoras de matéria-prima que possuem utilidade principalmente na produção de automóveis que são o alumínio, a platina e o aço.  

Impactos Da Guerra No Supply Chain

Sobretudo, os setores automotivos de cadeias de abastecimentos globais também 

Foram e estão sendo afetadas como a Volkswagen com escassez de peças, isso também a abrange o setor de transportes aéreos que ao desviarem do espaço aéreo russo acabam gastando mais combustível e gastando mais tempo, o que também gera atrasos. Os portos marítimos que ficam em volta do Mar negro fecharam, assim diversos navios de carga ficaram parado.

A energia também é um fator prejudicial, pois desde 2014 o petróleo já possui um aumento em seu preço e a Rússia com a terceira maior produtora de petróleo uma vez que a mesma está reduzindo o fornecimento do petróleo. 

Portanto, todos esses fatores são prejudiciais para o Supply Chain que já vem sofrendo as consequências da pandemia e a nível global de alguma forma as corporações serão atingidas. 

Para saber mais sobre assuntos relacionados a cadeia de suprimentos, acesse o nosso perfil. 

Compartilhe

Veja também:

A Terceirização Em Expansão

O Brasil cresce em 22% o número de trabalhadores Terceirizados de acordo com o IBGE. Leia o Artigo para conferir mais sobre o assunto!

Os Impactos Do 5G Na Cadeia De Suprimentos

Os Impactos Do 5G Na Cadeia De Suprimentos

O 5G já possui importância tanto no presente, quanto no futuro. Nesse artigo você vai entender melhor como ele funciona e qual sua importância dentro da cadeia de suprimentos. Venha saber mais!

Categorias