Indústria 5.0 – A Nova Revolução Industrial

Indústria 5.0 – A Nova Revolução Industrial

O que o mundo espera da indústria? Já parou para pensar? Além dos objetivos individuais atuantes no século presente é importante entender para onde estamos caminhando e importante que a indústria continue a contribuir com a humanidade olhando não só com uma visão de produzir, mas de estar engajada a questões que envolvem a sobrevivência humana. Unir o avanço tecnológico com o que o mundo precisa é um ponto importante da indústria 5.0!

No entanto, quando o assunto é avanço tecnológico, antecederam outras revoluções como a primeira que teve inicio na Inglaterra no século XVIII, até chegarmos nesse nível de tecnologia e informação. Porém, esses avanços não param e simplesmente vemos uma busca incessante por crescimento. 

Ao falar de indústria 4.0, esse é um ponto da revolução industrial que segue avanços de automação, internet das coisas, maior conexão entre os processos logísticos e uma captação de dados maior. No entanto, ainda mais avançado chegamos na indústria 5.0.

Como Irá Caminhar A Indústria Daqui Para Frente?

A princípio o termo de indústria 5.0 surgiu nos blocos dos países com objetivo de dar significado e nomear essa nova fase de inovações com bagagens tecnológicas importantes que já vinham na indústria 4.0.

Os elementos principais de inovação no que chamamos dessa nova revolução industrial são visões mais humanitárias com relação ao planeta terra baseada em ações mais sustentáveis. No entanto, uma dúvida pode estar tomando conta da sua cabeça que é: por que será que há um destaque em questões ambientais nessa nova onda industrial?

Por Que Há Um Destaque Em Questões Ambientais?

Existem alguns fatores para entendermos a razão as questões ambientais serem tão importantes.  A união europeia publicou um documento importante relacionado a indústria 5.0 estabelecendo pontos importantes nos quais a indústria deve seguir entre os anos de 2019 e 2024 e tem como objetivo enfatizar e reconhecer a importância da indústria na economia assim como sua importância no cumprimento de metas da sociedade.

Sendo assim, questões ambientais estão dentro dessas metas, pois entende-se por exemplo quando o assunto é poluição do meio ambiente, que a indústria acaba contribuindo para que essa poluição aconteça. Portanto, é esperado que a mesma tome medidas na redução de emissão de gás carbônico. Ou seja, passar a ter uma maneira mais limpa de produzir é importante.

Outro fator que também é tendência para a indústria 5.0 em diversas áreas.

Valorização De Diversos Setores Dentro Da Indústria

Se antes havia uma preocupação de agradar mais um setor, agora há oportunidades e valorização de demais setores que não são somente dos acionistas. Sendo assim, é uma forma mais integrada dentro da indústria que garante também uma melhor valorização do indivíduo dentro do cargo que o mesmo ocupa. 

Tecnologia Como Ponto Fundamental

Bom, sem dúvidas a tecnologia já tem obtido os seus avanços, mas o esperado é que cada vez mais dentro da indústria se faça o uso da internet das coisas, de softwares e maneiras de facilitar a produção. Portanto, essa é uma tendência que continuará em seus avanços.

Quer saber mais sobre assuntos como esse da revolução industrial? Conheça a Supply Solutions, leia os nossos conteúdos!

Compartilhe

Veja também:

A Terceirização Em Expansão

O Brasil cresce em 22% o número de trabalhadores Terceirizados de acordo com o IBGE. Leia o Artigo para conferir mais sobre o assunto!

Categorias