Os desafios do ESG nas Empresas

O ESG em inglês significa Ambiental, Social e Governança, dessa forma o objetivo é que dentro das empresas existam medidas de produção e consumo mais sustentáveis. Além do benefício pessoal são também benefícios para as empresas. No contexto de pandemia na qual vivemos e ainda estamos nesse processo de se reerguer, a discussão sobre o ESG ficou ainda mais latente 

No entanto, ainda que na teoria seja belo, colocar o ESG em prática principalmente em empresas que possuem uma visão ambiental, social e de governança distantes é bem desafiador.  Mas afinal, quais os benefícios das empresas?

Quais Os Benefícios Das Empresas Terem O ESG?

Novos Investidores: De acordo com uma pesquisa realizada na Harvard Bussiness School, no qual foi feita uma análise com 2.307 empresas que se possuem performances conectadas ao ESG, constatou-se que elas obtiveram um retorno de 9% ao ano para os acionistas.  Muitos investidores que tem como causa o ESG tendo em vista a busca das pessoas por empresas com essa visão, preferem essas empresas, também é uma maneira de lucratividade para a empresa.

Crescimento Nas Vendas Dos Produtos: Com a visão sustentável e comprometida que uma empresa tem é importante para o público empresas que possuam essa visão. Dessa forma, as pessoas costumam escolher adquirir produtos dessas empresas.

Destaque Em Meio A Competitividade: Dessa forma, há um destaque em relação a empresas que ainda não possuem o ESG e consequentemente estará a frente delas.

Quais Os Desafios Do ESG Nas Empresas?

 Não existe apenas os benefícios, mas também os desafios dessa implementação que possui algumas questões fundamentais para que aconteça da melhor maneira possível.

Cumprir A Agenda De Desenvolvimento Sustentável: A ONU (Organização das Nações Unidas) no qual estipula um prazo para até 2030 as empresas adotarem práticas sustentáveis que vão reduzir a poluição e principalmente a emissão de gás carbônico. Diante disso, de acordo com o prazo, o que se espera é um processo acelerado de mudanças que podem ser bem radicais para algumas empresas e que possuem urgência. 

Fornecedores: Nem todos os fornecedores podem possuir essa mesma visão, nesse sentido, podem acontecer o rompimento de parcerias para novas, o que claro é um trabalho arriscado e que precisa de muita cautela. 

Conscientização: Além das ações sustentáveis, o processo de conscientização pode ser trabalhoso, pois envolve trazer um conceito a prática dentro da empresa envolvendo todos os funcionários. Nesse sentido, é importante alinhar os pontos que precisam ser alinhados, identificar ações que não colaboram com a empresa e o meio ambiente e apresentar os benefícios ambientais e empresariais que garantam um bom resultado geral.

Por fim, ainda que sim seja trabalhoso fazer esse processo de conscientização, é sempre possível que as empresas se reestruturem dentro do que a governança e responsabilidade social exigem desde que haja um esforço e consciência de causa.

Compartilhe

Veja também:

A Terceirização Em Expansão

O Brasil cresce em 22% o número de trabalhadores Terceirizados de acordo com o IBGE. Leia o Artigo para conferir mais sobre o assunto!

Os Impactos Do 5G Na Cadeia De Suprimentos

Os Impactos Do 5G Na Cadeia De Suprimentos

O 5G já possui importância tanto no presente, quanto no futuro. Nesse artigo você vai entender melhor como ele funciona e qual sua importância dentro da cadeia de suprimentos. Venha saber mais!

Categorias