Os Impactos Da Indústria 4.0

Os Impactos Da Indústria 4.0

A princípio, a indústria 4.0 ao contrário do que se pode pensar não é somente tecnologias mais avançadas, isoladamente um avanço, mas também uma integração! Vamos entender melhor? Começando por entender o que é na verdade a indústria 4.0!

O Que É A Indústria 4.0?

É a transformação da manufatura em automação.  Ou seja, cada vez mais temos máquinas trabalhando nos processos das máquinas serem autônomas nos processos de produção, isso não significa o surgimento desses processos, pois já são existentes quando falamos por exemplo em robótica. Não se trata de máquinas fazendo um movimento de operação. Porém, é justamente uma potencialização criando uma inteligência, um algoritmo que pensa nos processos e na integralização deles.

Porém, existe uma história que tem tudo a ver com a indústria 4.0! – estamos falando da quarta revolução industrial. Resumidamente, quando falamos em quarta revolução industrial é sempre algo que transforma a sociedade e que muda completamente. Segundo Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial, ela transforma fundamentalmente a forma como vivemos, bem como a forma que trabalhamos e nos relacionamos.

Partindo desse pressuposto podemos entender que a indústria 4.0 interliga os diversos setores e também é importante em todos os lugares do mundo, inclusive no Brasil.

A Importância Da Indústria 4.0 No Brasil

O Brasil é um País atrasado com relação a revolução industrial. Isso aconteceu porque quando os países europeus estavam começando sua primeira revolução industrial, o Brasil ainda era colônia de Portugal! Entretanto, estamos caminhando a passos lentos nesse processo de automação. A grande questão é que em um mundo globalizado o que em vários países já temos a potência da indústria 4.0, aqui no Brasil caminhamos com urgência para acompanhar essas novas tendências tecnológicas.

A Importância Da Indústria 4.0 Para O Supply Chain

Ao falar, por exemplo, do Supply Chain, vemos a importância que é acompanhar essas tendências. Muitas empresas já estão criando um ecossistema digital que permite a integração de serviços de logística, finanças, e o que chamamos de Supply Chain 4.0 –que traz toda essa transformação digital infinda. No cenário em que estamos vivendo de pandemia essas mudanças se intensificaram, mas isso não significa que para por ai! Pelo contrário, temos tendência a aumentar e otimizar ferramentas de conexão entre os serviços do Supply Chain.

E você quer ficar por dentro das novidades que ainda vão surgir? Acompanhe nossos conteúdos! A Supply Solutions traz diversos conteúdos sobre o Supply Chain, bem como suas tendências.

Compartilhe

Veja também:

A Terceirização Em Expansão

O Brasil cresce em 22% o número de trabalhadores Terceirizados de acordo com o IBGE. Leia o Artigo para conferir mais sobre o assunto!

Categorias