Os Impactos Do 5G Na Cadeia De Suprimentos

Os Impactos Do 5G Na Cadeia De Suprimentos

Quando falamos de tecnologia dentro da cadeia de suprimentos, podemos entender que hoje o setor do supply chain tem usufruído das tecnologias atuais para otimizar seus processos e não é diferente com o 5G que também contribui para a cadeia de suprimentos. Nesse artigo você vai entender melhor o que é o 5G, como ele funciona e qual sua importância dentro da cadeia de suprimentos. Vamos começar falando sobre o que ele é.

O Que É O 5G

Sobretudo, o 5G trata-se da quinta revolução com relação as redes móveis, possibilitando assim uma conexão melhor e uma distribuição mais eficaz de informações. Sendo assim, o 5G também proporciona uma velocidade muito maior das conexões alcançando uma velocidade de 50 a 100 vezes maior que 0 4G possibilitando que um milhão de aparelhos se conectem por metro quadrado.

Como o 5G terá a capacidade de comportar mais aparelhos conectados do que atualmente o 4G proporciona, será possível então criar maior interatividade na internet das coisas. Sendo assim possível conectar automóveis, eletrodomésticos, celulares, máquinas, câmeras, entre outras coisas. 

Como Funciona O 5G?

O 5G utiliza-se do que é chamada faixas de frequência altas possuindo uma capacidade maior. No entanto, quando se fala das ondas elas são menores e seu alcance menor. No caso do 4G ele possui um alcance maior com uma velocidade menor, já no 5G a velocidade é maior e o alcance menor, necessitando que sejam instaladas mais antenas para que se tenha um rede móvel eficaz. Quando essa rede e instalada de maneira completa podemos então perceber a transformação com relação a mudanças em diversas áreas da sociedade, como a cadeia de suprimentos.

Qual É A Relação Entre 0 5G E A Cadeia De Suprimentos?

Como já mencionado anteriormente o 5G tem essa capacidade de melhor a relação de conexão, dentro do setor logístico será possível um melhor monitoramento, previsibilidade e controle descentralizado. Isso significa que não apenas um determinado setor da tecnologia irá estar conectado, mas todos através do 5G terão a possibilidade de estarem conectados.

 Na prática os sensores inteligentes estarão presentes nos equipamentos, máquinas e mercadorias da empresa sendo possível um melhor monitoramento dos produtos em suas etapas, rastreamento de cargas, e em todos os processos que o produto passará.

Por fim, essa nova onda de tecnologia promete transformar diversos setores e você não pode ficar de fora dessa nova tendência. Para entender mais sobre esse assunto acompanhe nossos posts!

Compartilhe

Veja também:

A Terceirização Em Expansão

O Brasil cresce em 22% o número de trabalhadores Terceirizados de acordo com o IBGE. Leia o Artigo para conferir mais sobre o assunto!

Categorias