Você sabe como gerenciar seu tempo no Home Office?

Gerenciar o tempo é um dos maiores desafios nos dias de hoje.

Parece até que para cumprir todas as tarefas diárias são necessárias mais de 24 horas. E, neste momento, em que muitos de nós passamos a trabalhar de casa, é mais comum ainda esbarrarmos nessa questão. Como podemos gerenciar o tempo estando em home office?

É muito importante entender que a gestão do tempo vai além do nosso trabalho. Precisamos gerenciar o tempo pessoal e, também, o profissional; e estabelecer limites, de forma que possamos identificar onde termina um e começa o outro.

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Estabeleça horários

Acordou? Encare sua rotina como se você fosse trabalhar fora de casa, definindo um horário para se levantar, tomar banho, se trocar, tomar café.

Na hora do almoço: reserve um horário para parar, longe do computador.

Lembre-se da pausa para o café. É nessa hora que você pode esticar as pernas, dar uma caminhada pela casa, tomar água, comer alguma coisa. Recupere a energia nesse momento.

E quando vai chegando o fim do dia? Defina o horário que vai parar de trabalhar, pois em casa fica muito mais difícil parar, já que as pessoas não precisam lembrar do trânsito, deslocamento e compromissos.

Planeje-se

Trabalhar de casa é mais flexível, mas exige organização. Por isso, tenha um planejamento, seja em lista, tabela, calendário que o ajude a priorizar o que de fato terá de entregar e quando.

Descubra o seu tempo

Muitas pessoas são mais produtivas na parte da manhã, enquanto outras trabalham melhor no período da tarde. Esse autoconhecimento é fundamental para que você organize seu dia de acordo com as prioridades. Se você é mais produtivo de manhã, utilize esse período para realizar as tarefas mais complexas e, à tarde, realize os demais afazeres.

Tenha foco e disciplina

Existem várias distrações que podem te fazer perder horas de trabalho, como as redes sociais, o celular ou a televisão. Ter disciplina vai te ajudar a focar nas questões que são realmente importantes, a seguir horários e a manter a produtividade. Assim, a jornada fica ainda mais curta e eficaz.

Separe atividades pessoais e profissionais

Fica mais fácil gerir seu tempo no home office se você separar as atividades. Tente organizar seu dia em duas partes: uma para atividades pessoais e outra para atividades profissionais. Reserve tempo para ambas, mas enquanto estiver focado em uma delas, concentre-se para não dispersar. No horário que planejou para o trabalho, se determinou a concluir as atividades profissionais. A mesma disciplina para o momento de pausas e de estar com a família. Fique atento!

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Lembre-se de que gerir o tempo é uma atividade como qualquer outra: no começo demoramos para entender e conseguir fazer, mas conforme fazemos vamos aprimorando, até o momento que fazemos tão bem que já nem percebemos mais.

Acontece naturalmente!

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