Atacarejo Como Tendência No Brasil

Nos desafios financeiros causados pela pandemia, o mercado brasileiro no varejo de abastecimento acabou sendo impactado principalmente no tempo de restrição total. Os preços altos dos alimentos e bebidas têm feito com que cada vez mais o comportamento de consumo dos brasileiros mude, essa mudança de comportamento foi analisada no relatório de consumo da Kantar, cuja análise mostra as mudanças importantes com relação ao consumo no ano de 2021.

Nos últimos 3 anos as compras de abastecimento foram menores do que a metade do volume total comprado pelos brasileiros. No ano de 2019 eram 52,6% e caíram para 49,6% em 2021 e os setores onde obtiveram maiores resultados satisfatórios foram de atacarejo e pequeno varejo. Vamos explicar mais sobre o que é o atacarejo cujo varejo também está incluso!

O Que É Atacarejo?

O atacarejo é um tipo de negócio que faz a união entre o atacado e o varejo, em um mesmo local. Nesse sentido, é importante ter as vantagens e qualidades de ambas formas de venda, ou seja, possui uma estrutura híbrida.

Atacado: São lugares que fazem abastecem indústrias E comércios locais com vendas de produtos de médio e grande porte, geralmente possui preços menores já que geralmente são vendidos para empresas que vão fazer a revenda dos produtos.
Varejo: O varejo é o tipo de venda realizado diretamente com o consumidor final, com relação ao preço que muitas vezes é vendido de acordo com a quantia de unidade.
Unir esses dois no mesmo ambiente pode eliminar intermediações e assim gerar significativas reduz o preço.

 

Quando Surgiu O Atacarejo No Brasil?

No Brasil em 1970 haviam diversos galpões usados para os comerciantes que geralmente não compravam em grandes quantidades, pois não tinha estrutura para
fazer estoque dos produtos. E quando geralmente compravam, geralmente tinham apenas uma caixa em um valor mais em conta e consequentemente obtinha uma
margem de lucro. Conforme sucederam os tempos de crise, as famílias para fazer render mais o dinheiro acabaram precisando comprar determinados produtos em atacado para sair em conta e as necessidades familiares serem supridas. Nas regiões periféricas e nos grandes centros foram os lugares onde começou esse
movimento, dessa forma as redes de supermercado começaram a perceber essa nova tendência que estava surgindo e então passaram a estruturar e investir no modelo de atacarejo. E assim cada vez mais esse modelo de vendas vem tomando conta das redes de supermercado. Em 2015, o setor vendeu mais de R$ 250 bilhões.

 

Crescimento Do Atacarejo No Brasil

E assim cada vez mais esse modelo de vendas vem tomando conta das redes de supermercado. Em 2015, o setor vendeu mais de R$ 250 bilhões. No ano de 2018 60% dos consumidores brasileiros visitaram o segmento de atacarejo. De acordo com a McKinsey a fatia do atacarejo no varejo saltou do ano de 2021 para 2022 de 35% e a estimativa é que chegue a 50% nos próximos anos.

Nos desafios financeiros causados pela pandemia, o mercado brasileiro no varejo de abastecimento acabou sendo impactado principalmente no tempo de restrição total. Os preços altos dos alimentos e bebidas têm feito com que cada vez mais o comportamento de consumo dos brasileiros mude, essa mudança de comportamento foi analisada no relatório de consumo da Kantar, cuja análise mostra as mudanças importantes com relação ao consumo no ano de 2021.
Nos últimos 3 anos as compras de abastecimento foram menores do que a metade do volume total comprado pelos brasileiros. No ano de 2019 eram 52,6% e caíram para 49,6% em 2021 e os setores onde obtiveram maiores resultados satisfatórios foram de atacarejo e pequeno varejo. Vamos explicar mais sobre o que é o atacarejo cujo varejo também está incluso!

 

O Que É Atacarejo?

O atacarejo é um tipo de negócio que faz a união entre o atacado e o varejo, em um mesmo local. Nesse sentido, é importante ter as vantagens e qualidades de ambas formas de venda, ou seja, possui uma estrutura híbrida.
Atacado: São lugares que fazem abastecem indústrias E comércios locais com vendas de produtos de médio e grande porte, geralmente possui preços menores já que geralmente são vendidos para empresas que vão fazer a revenda dos produtos.
Varejo: O varejo é o tipo de venda realizado diretamente com o consumidor final, com relação ao preço que muitas vezes é vendido de acordo com a quantia de unidade.
Unir esses dois no mesmo ambiente pode eliminar intermediações e assim gerar
significativas reduz o preço.

 

Quando Surgiu O Atacarejo No Brasil?

No Brasil em 1970 haviam diversos galpões usados para os comerciantes que geralmente não compravam em grandes quantidades, pois não tinha estrutura para
fazer estoque dos produtos. E quando geralmente compravam, geralmente tinham apenas uma caixa em um valor mais em conta e consequentemente obtinha uma
margem de lucro. Conforme sucederam os tempos de crise, as famílias para fazer render mais o dinheiro acabaram precisando comprar determinados produtos em atacado para sair em conta e as necessidades familiares serem supridas.

Nas regiões periféricas e nos grandes centros foram os lugares onde começou esse movimento, dessa forma as redes de supermercado começaram a perceber essa nova tendência que estava surgindo e então passaram a estruturar e investir no modelo de atacarejo. E assim cada vez mais esse modelo de vendas vem tomando conta das redes de supermercado. Em 2015, o setor vendeu mais de R$ 250 bilhões.

 

Crescimento Do Atacarejo No Brasil

E assim cada vez mais esse modelo de vendas vem tomando conta das redes de supermercado. Em 2015, o setor vendeu mais de R$ 250 bilhões. No ano de 2018 60% dos consumidores brasileiros visitaram o segmento de atacarejo. De acordo com a McKinsey a fatia do atacarejo no varejo saltou do ano de 2021 para 2022 de 35% e a estimativa é que chegue a 50% nos próximos anos.

 

A Importância De Uma Gestão Logística Para O Atacarejo

Diante dessa tendência, para quem deseja investir assertivamente no atacarejo é necessário entender que essa variedade de preços e formas de vendas atrai o
consumidor. Mas é necessário fazer a implementação de logística para garantir boas vendas em larga escala com WMS adaptávei, um sistema robusto, e também é
importante pensar em uma boa gestão de armazém, isso inclui controle de contratos, gestão de mão de obra, preparação nas atualizações simplificadas, uso de tecnologias avançadas e uma equipe preparada!

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Fonte: Atacadão/ Fortbrasil/ Senior

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