Dark Stores: O Que É E A Sua Importância No Setor Logístico

Conceito de compra e venda on-line de negócios.

 

Estamos vivendo em um contexto onde velocidade cada vez maior em diversos setores devido ao aumento cada vez maior do consumismo tem exigido esse atendimento e respostas mais rápidas dos varejistas. Dessa forma, o setor de varejo cada vez mais precisam se adaptar as mudanças e velocidade que só aumenta.

Isso começou durante a pandemia, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva 10% das pessoas não compravam pela internet e começaram a comprar no período da quarentena, 45% já compravam pela internet e 24% já compravam e continuaram a comprar no mesmo volume, 11% já comprovam e começaram a comprar menos, e 10% não fazem compras online.

Diante dessas transformações conforme voltamos ao processo de retomada da economia, existe um olhar de que essa multiplicidade de vendas e o aumento do e-
commerce que vem com novas ideias como o dark stores.

 

O Que É Dark Stores

Em sua tradução literal, dark store significa “loja escura”, um lugar exclusivo para a separação, armazenamento e envio de produtos de comercialização online em uma determinada região urbana. Diferente dos centros de distribuição convencionais os dark stores costumam ser menores.

Esse modelo apesar de ter crescido na pandemia, já havia começado a serimplementado em lugares como EUA, Europa e Ásia. E assim, também chegou no Brasil.

 

Quais Vantagens Do Modelo Dark Stores

Sobretudo, uma das grandes vantagens que anteriormente foi mencionada é o fato da dark stores, por estar localizado em centros urbanos, acaba ficando próximo do consumidor, oferecendo entregas mais rápidas. Além deste, existem outros benefícios como:

  • Redução de custos no transporte já que quanto mais há dark stores, menos necessidade de fazer entregas longe e assim ter maiores gastos diminui.
  • Por já terem um preparo para o armazenamento de produtos consegue atender maiores demandas.
  • Diferentemente de uma loja comum a implementação de uma dark store gera menos custo já que tem uma estrutura diferente.
  • Por ser um processo mais rápido, que atende maiores demandas e todo esse trabalho feito com excelência, pode gerar fidelização de clientes e ter grandes resultados de venda, lucro e economia.

 

Como Montar Uma Dark Store

Embora o princípio de velocidade e diminuição seja o mesmo para todas as dark stores é importante entender, sobretudo, que os sistemas trabalhados são os mais diversos. Contudo aqui vão alguns pilares base para implementação de uma dark store:

  • Você poder criar ou adaptar o seu espaço: Existem possibilidades de você conseguir começar do zero a criar o seu espaço ou usar uma loja e assim fazer a adaptação. Lembrado que é importante sempre buscar pensar no espaço de armazenamento e na logística dos processos que serão realizados.
  • Localização: Além de ser importante que esteja em um centro urbano, também é importante que seja um lugar estratégico e com muitas pessoas, ou seja, em um lugar com maior popularidade.
  • Investimento em tecnologia: Para cuidar da organização de estoque, oferta de produtos e de todos os processos que ocorrem dentro do seu dark store, é importante utilizar softwares que ajudem nos processos e tornem eles mais rápido como o sistem WMS que é um software de armazém ou o Order Management System, entre outros softwares que são poderosos na otimização de processos logísticos.
  • Atendimento: Invista nos diversos horários de atendimento ao cliente porque isso irá proporcionar ao cliente a oportunidade de ser atendido quando ele precisar.
  • Por fim, os dark stores são parte do presente e do futuro do e-commerce, quanto mais tiver automatização dos processos, melhor.

Para saber mais sobre soluções para o seu negócio no setor logístico, como treinar e preparar sua equipe para vendas, veja o nosso curso de planejamento de vendas e operações feitos exclusivamente para apoiar a tomada de decisões executivas.

Nesse curso você aprende sobre aumento de giro de estoque, aumento do nível de serviço aos clientes, redução de estoques, decisões estruturadas com base em dados reais, entre outros diversos princípios que são estudados.

Fonte: Delage/ Ilos/ 50 Mais Courier Senior

Compartilhe

Veja também:

Curva C

As compras de curva C são aquelas que representam uma baixa porcentagem do valor total das compras, mas uma alta porcentagem do número de itens

Ler Mais »