Novos Desafios Logísticos Para A Indústria Automotiva Global

Um carro possui muitos componentes, podendo chegar até 90 mil peças e muitas vezes um só veículo tem peças de diversos fabricantes, mostrando uma cadeia de suprimentos com maior complexidade e com diversos processos de distribuição. Ao surgir a pandemia, o que antes era desafiador, se tornou ainda mais, pois nesse período o setor automotivo acabou sofrendo com a falta de matéria-prima nas montadoras.

 A DHL Supply Chain que é uma grande líder global em armazenagem e distribuição realizou um estudo que mostra como a pandemia será responsável por criar e acelerar tendências automotivas.  De acordo com esse estudo, que se chama “indústria automotiva: um cenário em transformação”, o mercado está passando por diversas transformações por causa da tecnologia, maior foco em políticas ambientais, sociais e de governança e mudanças também nas expectativas dos clientes.  

O Setor Logístico Na Indústria Automotiva

A logística está envolvida nos processos de mudança da indústria, os fabricantes que acabam criando interdependência, como já falamos aqui, é uma cadeia de produtos complexa. Isso significa que tanto fabricantes, quanto fornecedores estão trabalhando no acompanhamento das mudanças do mercado. Isso significa que estão cada vez mais envolvidos com soluções elétricas, mobilidade mais consciente livre de emissões de carbono. Em relação a tecnologia cada vez mais há o crescimento nas vendas online que tem por objetivo fazer a substituição da venda presencial.

Tecnologia Nos Automóveis

Uma das tendências tecnológicas que a indústria automotiva está usando é o machine learning que traz um reconhecimento maior de padrões de computadores para realizarem tarefas cada vez mais específicas. Dessa forma, são dados que vão interagindo e se adaptando e assim tem um serviço de produto, estratégico e de atendimento ao cliente muito mais eficiente.

O Brasil também acompanha essas transformações tecnológicas do mercado. De acordo com o Diretor Sênior de Operações do setor Automotivo da DHDK Supply Chain Brasil “a indústria automobilística aqui instalada está se reinventando em curtíssimo espaço de tempo. Destaque para a maior presença de carros elétricos entre os lançamentos, digitalização das vendas e do relacionamento com o consumidor e a adoção de soluções alternativas como a terceirização da logística de peças no aftermarket, que permite a captura de snergias e uma melhor prestação de serviços às concessionárias e aos consumidores”.

 Por fim, é necessário estar atento as mudanças e estar buscando cada vez mais seguir não só a realidade das transformações, mas se antecipar em tendências futuras, sempre com muita estratégia.

Quer saber mais sobre logística e Supply Chain? Então acompanhe o nosso blog! Além disso, se você precisa preparar sua equipe para os grandes desafios que as transformações no setor de compras propõem, conheça os nossos cursos de:

Negociação para compradores

Strategic Sourcing 

 

Fonte: Segs/ DHL Supply Chain/ Solística

Compartilhe

Veja também: