O varejo estava em seu momento de transformação digital antes mesmo da pandemia, porém as restrições causadas pela covid 19 fez com que o setor intensificasse os processos de tecnologia e canais digitais, proporcionando novas experiências de interação do consumidor.
Contudo, isso não é algo provisório, a tendência é que cada vez mais agora com a retomada ao comércio presencial os ambientes físicos e tecnológicos estejam interligados. O segmento do e-commerce no varejo que vinha ganhado um super aumento, agora vem demonstrando queda, mas isso não significa necessariamente que o varejo online irá acabar, mas que veremos uma variedade de experiências. Dentre elas a que vamos falar hoje é o “digital brick stores”.
Muita gente especulou que o varejo físico iria acabar, ou ainda especulam que lojas físicas irão acabar por diversas razões dentre elas o e-commerce como um substituto desse mercado físico. Um estudo realizado pela IBM Institute for Bussiness, a maior associação de comércio varejista e a National Retail Federation mostrou que na verdade os consumidores querem diversas experiências, compras híbridas e por diversos canais. Isso mostra que o varejo deve ter essa flexibilidade diante das diferentes formas de consumo e com relação ao ambiente físico é possível também unir ele ao digital.
Com a reabertura das lojas os clientes estão visitando as lojas físicas para saber se elas estão de fato acompanhando as novas tendências do digital. É claro que já existe a experiência do atendimento físico que atrai como o contato humano, relacionamento interpessoal, promoções locais, até mesmo negociações.
Contudo, existem também os lados negativos como a perda de informações importantes, dados sobre os clientes. Por isso, quando o assunto é “digital brick stories” é justamente essa mudança de buscar com a tecnologia ao máximo o armazenamento dessas informações.
O digital brick stories utiliza-se portanto, desse fortalecimento de estruturas.
A Estrutura Do Digital Brick Stores
A estrutura do varejo físico de permanência está ligada à sua proximidade com os clientes, os vínculos emocionais construídos, quanto mais humanizados os atendimentos forem, melhor. Nossa sociedade busca cada vez mais isso! Utilizar estratégias intelectuais e de inteligência artificial dos próprios estabelecimentos também são maneiras de conseguir a coleta de dados.
Por fim, ao unir esses elementos temos uma singularidade do varejo físico que sempre vão ter as pessoas em busca dessa experiência. Nem todo mundo prefere comprar pela internet, para muitas pessoas a experiência de ir até o local, visualizar o produto, conversar com vendedores e ter em mãos sua aquisição na mesma hora é uma experiência valiosa. O varejo precisa estar adaptável tanto ao e-commerce, quanto o físico.
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Fonte: https://mercadoeconsumo.com.br/02/06/2022/artigos/digital-brick-stores-o-futuro-do-varejo-fisico-tambem-e-digital/