Cadeia De Suprimentos: Consumo De Classe C e D Apresentam Alta No Varejo

Segundo uma pesquisa realizada pela Superdigital, no Brasil, a classe C e D cresceu em 2% em maio desse ano no segmento do mercado em consumo com relação ao mês de abril, especialmente nas lojas de roupas. Segundo a pesquisa da Fintech, esse crescimento aconteceu principalmente, por causa do dia das mães.

Esse pequeno número segundo a CEO do Superdigital Luciana Godoy, mesmo que seja pequeno representa uma recuperação econômica no varejo. A pesquisa do Superdigital também mostrou que o maior gasto segue sendo o supermercado (36,9%) em segundo lugar restaurantes (13%), diversos (10,3%) e combustíveis (7,7%).

De fato, o consumo do varejo no Brasil cresce e isso é animador, pois quanto maior o consumo, o país se movimenta melhor economicamente. Como foi possível ver nesses dados a indústria alimentícia seja no supermercado ou nos restaurantes é a que mais prevalece, por ser uma necessidade e uma busca maior das pessoas. Vamos entender um pouco mais sobre essa relação entre cadeia de suprimentos e varejo?

A Importância Da Cadeia De Suprimentos Para O Varejo

Em primeiro lugar, a cadeia de suprimentos está totalmente ligada ao que é oferecido ao consumidor já que está totalmente envolvida na seleção de fornecedores, na escolha dos melhores preços para repor as mercadorias e na administração e desenvolvimento de estratégia para estocar e distribuir os produtos.

Sendo assim, a cadeia de suprimentos está completamente relacionada ao varejo em seus processos seja ele venda, estoque, compras ou transporte. Portanto, ela se torna
essencial quando o assunto é compras assertivas. Mas existem algumas implicações que podem estar relacionados com a cadeia de suprimentos no varejo.

 

Desafios Da Cadeia De Suprimentos

O fato do mercado de compras estar no varejo, também traz desafios que estão presentes. É preciso trabalhar para cada vez mais otimizar os processos. Conhecer o estoque, ter controle de envio e recebimento de produtos, fazer compras mais assertivas, são esses alguns dos desafios no gerenciamento da cadeia de suprimento que é de fato multifocal.

Segundo um estudo realizado pela Capagemini em 2013, apenas 21% afirmam obter respostas assertivas de seu sistema de controle para a gestão da cadeia de suprimentos. Em 2020 e-commerce aumentou em 70% suas vendas de acordo com a Ebit/Nielsen, no entanto também aumentaram essas reclamações com relação a entrega do produto.

Portanto, um dos maiores desafios é a precisão na entrega e assim gerar um resultado de satisfação para os clientes.

 

O Que Fazer Para Uma Boa Gestão Do Varejo Na Cadeia De Suprimentos?

Diante de todas essas etapas que a cadeia de suprimentos está envolvida, uma das soluções tem sido processos automatizados, trazendo ferramentas que proporcionem melhorias para todo o processo interno e externo na empresa. Através dos softwares, tecnologia avançada e investir no conhecimento dos colaboradores com relação aos processos dentro do supply chain é possível ter melhores resultados.

Por isso, se você deseja melhor a cadeia de suprimentos esteja preparado para investir em tecnologia e também proporcionar cada vez mais conhecimento a sua equipe.

Sabe como fazer isso? Com a Supply Solutions! Nós proporcionamos treinamentos diversos colaborativos. Conheça mais acessando o site!

Fonte: Gestão de cadeia de suprimentos no varejo: conheça os desafios. Nexxera. 2020. Disponível em:
https://blog.nexxera.com/gestao-da-cadeia-de-suprimentos-no-varejo-desafios/ Acesso em 07.07.2022

Compartilhe

Veja também: