3 Tendências Para O Supply Chain Em 2022

3 Tendências Para O Supply Chain Em 2022

Estamos vivendo um tempo com grandes mudanças que prometem transformar através da tecnologia o mundo ao nosso redor, isso inclui também o setor do supply chain que vem acompanhando essas grandes mudanças. 

Se você trabalha nessa área precisa estar atento as novas maneiras de organização e inovações que vão cada vez mais melhorando o trabalho do supply chain, ou seja, com uma cadeia de suprimentos cada vez mais conectada com fornecedores e as demandas. Diante disso, vamos aqui falar sobre algumas dessas novas tendências!

  • Conexão Com A Internet Das Coisas

Desde a primeira revolução industrial, quando o assunto é trabalho já se começou um processo de automação em vista da produção dentro das empresas, substituindo cada vez mais o trabalho humano pelo das máquinas.

No entanto, esse crescimento foi aumentando ao longo da história na medida em que se acelerou, e o processo que era de automação, passou a ser também de robotização. Recentemente, com a pandemia do novo coronavirus muito do que ainda levaria anos para ser aplicado, passou por um aceleramento gerando mudanças rápidas.

A internet das coisas é uma das novidades que vem para conectar mais as informações entre si, uma maneira mais veloz e eficaz de conectar os mais diversos dispositivos uns com os outros. Dentro do supply chain ela pode ser usada na armazenagem gerindo melhor o estoque, no transporte trazendo uma melhora no veículo e também melhor monitoramento do mesmo e otimizando todo o processo da cadeia de suprimentos.

Além disso, existe também a tendência da experiência imersiva.

  • Experiência Imersiva

A tecnologia caminha para uma experiência cada vez mais próxima da realidade, não é atoa que recentemente Mark Zuckerberg, anunciou o metaverso que é a criação de um mundo virtual que simula a realidade e você poderá se conectar a ele através de dispositos. Porém, é uma experiência tão real que dentro desse metaverso você poderá comprar, negociar e fazer muitas coisas iguais ao que fazemos na vida real.

Por isso, diante dessa nova tendência já é importante pensar nas experiências imersivas que o supply chain precisa obter e que se assemelhe ao que é o metaverso. O objetivo é trazer a realidade do supply chain para uma realidade virtual que poderá conectar o consumidor ao produto.

  • Melhores rastreamentos

Além de tudo isso, já que estamos tendo essa maior conexão é de se esperar também que cada vez mais o rastreamento aumente, por isso será possível ver com mais ainda exatidão o trajeto dos produtos, o que tornará todo o processo mais rápido e menos desafiador.

Por fim, se tem uma palavra que precisamos estar atentos é tecnologia e usar ela da melhor maneira possível, preparando-se para desfrutar dos softwares e de tudo o que a tecnologia traz de facilidades.

Compartilhe

Veja também:

A Terceirização Em Expansão

O Brasil cresce em 22% o número de trabalhadores Terceirizados de acordo com o IBGE. Leia o Artigo para conferir mais sobre o assunto!

Categorias