5 Pilares Da Gestão De Compras Que Você Deve Conhecer

5 Pilares Da Gestão De Compras Que Você Deve Conhecer

Áreas De Compras Corporativas Possuem Objetivos Que Vão Ser Essenciais Para A Aquisição De alguns Materiais Ou Serviços Na Gestão De Compras. Conheça Quais São.

Independente da maneira que você realiza a negociação B2B, tradicional ou online, as áreas de compras corporativas possuem alguns objetivos que vão ser essenciais para a aquisição de alguns materiais ou serviços. E como consequência, a definição por determinado fornecedor.

Hoje listamos 5 prioridades básicas necessárias na área de compras que, apesar de parecerem formas bem tradicionais de executar seus processos, devem constar em toda e qualquer área de compras.

 

  1. Gestão De Compras: Controle Absoluto Do Estoque

O Estoque tem grande parte dos produtos armazenados e tem que ser administrado bem.  Ele é crucial para o sucesso de seu negócio. Nesse sentido, muitas empresas acabam errando justamente nesse controle porque exageram na quantidade de mercadorias armazenadas, ou até mesmo, deixam uma quantidade menor de mercadorias no estoque.

Por isso, é importante usar ferramentas de gerenciamento que possibilitem esse controle e que te permita perceber se é melhor ter um estoque maior ou reduzido. Além disso, pode ser feita a separação desses produtos entre os mais vendidos e os menos vendidos.  Observe os produtos que você tem tanto em varejo, como em atacado que estejam de acordo com o volume de estoque. Assim você pode atender a demanda do seu cliente sem nenhum tipo de transtorno. Portanto, é fundamental conhecer bem a quantidade de produtos disponíveis.

 

  1. Gestão De Compras: Perfil Técnico Abrangente De Produtos

Sobretudo, uma boa gestão de compras acontece quando os profissionais envolvidos têm um conhecimento amplo sobre as aquisições e negociações de produtos.  Ou seja, não é só fazer negociações, mas estar atualizado com o que está acontecendo no mercado. Isso também envolve conhecer em detalhes os benefícios dos produtos, comparar preços, conhecer a qualidade deles e visualizar sua utilidade para a empresa que contrata o produto.

 

  1. Gestão De Compras: Investimento Em Relacionamento Com O Fornecedor

Os fornecedores possuem muita importância no processo de produção da empresa. Portanto, é fundamental manter um bom relacionamento com eles. Através da participação de projetos e parcerias, feedbacks positivos e muita confiança. É necessário que você demonstre confiança fazendo pagamentos nas datas estipuladas, atendendo devidamente os prazos e mostrando que você precisa dele, quanto ele de você.

Portanto, é preciso ter um bom diálogo e uma comunicação boa, com muita responsabilidade e honestidade. Sem dúvidas, isso é fundamental para o sucesso dos seus negócios.

 

  1. Atenção Redobrada Na Rotatividade

Além de ter um estoque organizado, é importante calcular a rotatividade do produto e fazer a análise do período do que já foi vendido, do que se manteve em estoque e assim entender como foi o giro durante esse período em que você analisou.

Fique atento aos números e observe bem o que pode ter dado errado durante o período analisado, certifique-se que os seus cálculos estão corretos e esteja sempre atento a rotatividade dos produtos.

Não deixe de atuar com os diversos setores da empresa, é preciso que você esteja ligado com o setor de vendas e os demais também. Além disso, fazer uma boa embalagem e checar as informações dos produtos, mantendo sempre atualizadas é fundamental, além de ter bons profissionais que te auxiliem.

 

  1. Gestão Eficiente Como Cultura Da Empresa

A missão, visão e valores de uma empresa mostra a forma com que ela enxerga o mundo ao seu redor. Nesse sentido, os que trabalham nessa empresa devem estar de acordo com essa visão e estarem trabalhando por esse direcionamento. Sendo assim, quando o assunto é gestão eficiente é necessário que todos os colaboradores estejam visualizando os mesmos ideais da empresa.

Ou seja, é envolver os colaboradores, apontar os indicativos da empresa, permitir uma comunicação horizontal onde todos podem ter voz. Além disso, é preciso ter estratégias bem definidas e um bom planejamento, tudo isso muito bem comunicado entre os colaboradores. Por fim, ter preocupação com as pessoas e o meio ambiente, colocando isso como fundamental é necessário para uma gestão eficiente.

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso site para entender mais sobre o mercado de compras, e também para fazer sua consultoria em suprimentos!

Compartilhe

Veja também:

A Terceirização Em Expansão

O Brasil cresce em 22% o número de trabalhadores Terceirizados de acordo com o IBGE. Leia o Artigo para conferir mais sobre o assunto!

Categorias