A Valorização Da Função De Comprador

A Valorização Da Função De Comprador

A função de compras é essencial dentro das organizações, pois comprar em seu significado mais simples é adquirir um produto ou serviço por determinado preço. O comprador por sua vez é responsável por estabelecer critérios, como buscar pelos melhores preços, demandas, qualidade do serviço, prazos, formas de pagamento, dentre outros detalhes importantes. Pela descrição já podemos perceber que essa não é uma função consideravelmente simples, mas que ocupa importância crucial dentro das organizações no setor logístico.

Quando o assunto é a administração de uma empresa, ela ocupa uma grande importância pois através de uma boa gestão de compras, a empresa pode ter tanto um lucro maior, quanto investimentos melhores e a melhoria nos serviços. Diante de um período de crise é muito importante que a empresa esteja sempre em busca de maneiras mais inteligentes de administrar seus recursos de matéria-prima, por exemplo. 

Como Funciona A Função De Compra Dentro Das Organizações

Se durante os anos 70 havia limitação com relação a visão sobre função de compras, reduzindo-a apenas a um setor administrativo. A partir dos anos 80 a visão de que a relação entre empresas e administração eram essenciais para a lucratividade da empresa foi ganhando espaço. Hoje, com o avanço da globalização, e as visões mais integrativas dos setores, vemos a participação uma maneira mais horizontal.

O mercado extremamente competitivo mostra que um período tanto benéfico, quanto de crise precisam de compras assertivas. Isso inclui uma capacidade de entender se os recursos estão abundantes ou escassos, sendo pouco ou muito valorizados – a rotatividade dos produtos, os impostos sobre eles, e tudo o que envolve cada pormenor das compras.

Dessa forma, graças a essa necessidade de compras hoje temos uma abertura maior das organizações para a importância dessa área de maneira integrativa. Isso também envolve o comprador que deve sempre estar em busca de fornecedores que tragam vantagens quantitativas e qualitativas para a empresa.

O Comprador Com Os Fornecedores

 Quando falamos da função de coordenar o fluxo de compras e alinhar-se com os propósitos da empresa, o comprador tem essa função de criar essa ponte amigável e de boas negociações como os fornecedores, isso inclui negociações, parcerias amigáveis, segurança, É importante que você também tenha transparência com eles, deixando questões de prazo, pagamento, bastante claro para que tenha um bom relacionamento. Outra coisa que também é importante é se manter atualizado.

O Comprador Com As Novidades Tecnológicas

 Por isso o profissional não pode ser limitado a uma forma única de comprar, é necessário estar sempre se atualizando, usando as melhores ferramentas de tecnologia, e um envolvimento em decisões importantes da empresa. Existem várias inovações em 2021, como a Inteligência de dados aumentada que é uma novidade que traz facilidades, aumentando a visibilidade, coletando um número maior de informações, e gerando insights interessantes como analisa Christian Titze, analista de Cadeia de Suprimentos.

Além dessas outras tecnologias estão sendo utilizadas, nada melhor do que um bom comprador fazer o uso dessas novidades, não é mesmo? Enfim, é necessário ser bastante dinâmico com relação a profissão de comprado0r – e o que pode se esperar?

O Que Esperar Da Profissão De Comprador No Presente E Futuro

Justamente, é esse dinamismo e profundo conhecimento de mercado e tecnologia é essencial para o profissional. Um aspecto também importante é entender que conforme a valorização aumenta, as cobranças de imersão dentro do próprio sistema geral da empresa também. Por isso, o profissional do presente e do futuro devem estar preparados para esse encargo, assim como poderá criar uma comunicação mais ampla entre os setores, e deve ter a tecnologia como aliada nesse processo.

Por fim, para termos um “Just in Time”, é necessário profissionais que estejam comprometidos com as transformações ao seu redor! Ficar dentro de uma bolha e não se permitir a utilização de novas ferramentas pode estagnar o negócio. Por isso, é importante que as empresas levem mais a sério ainda essa profissão e setor, e que os profissionais estejam comprometidos a se integrarem nas necessidades do mercado.

Para ter acesso a mais conteúdos como esse, acesse o nosso perfil!

Compartilhe

Veja também:

Atacarejo Como Tendência No Brasil

O atacarejo é um tipo de negócio que faz a união entre o atacado e o varejo, em um mesmo local. Nesse sentido, é importante ter as vantagens e qualidades de ambas formas de venda, ou seja, possui uma estrutura híbrida.

Ler Mais »