Como a Ruptura de Estoque é tão ruim para sua cadeia de Suprimentos

Você já ouviu falar em ruptura de estoque? A verdade é que estamos vivenciando nessa geração uma grande revolução tecnológica, onde diversas ferramentas que ajudam a auxiliar nos processos logísticos surgiram trazendo muitas mudanças. Contudo, isso não foi uma solução definitiva, até mesmo porque nem todas as empresas estão com o nível de estruturação tecnológica, e tecnologia não é uma garantia de não errar.

O Que É Ruptura De Estoque?

brown cardboard boxes on white floor

A ruptura de estoque, é, sobretudo, a ausência de alguns produtos que deveriam estar disponíveis para a venda. Quando você vai comprar um determinado produto seja na farmácia ou supermercado e acaba não encontrando, você está diante de uma situação de ruptura. Nesse sentido, fazer uma boa gestão de estoque é importante, justamente para que sua empresa não venha ter resultados negativos no mercado.

 

Quais São As Causas Da Ruptura De Estoque?

Mas, afinal, quais são as causas para que haja a ruptura de estoque? Saiba quais são os principais acontecimentos que acabam gerando essa ruptura.

Um dos motivos está na distribuição interna, muitas vezes dentro do varejo há uma distribuição errada para as lojas, ou estoque em excesso o que faz com que acabe sobrando produtos. Outra questão importante é que com uma tentativa de negociação com a indústria para abaixar preços e assim obter um maior lucro, no entanto, muitas vezes acabam fazendo um pedido maior no número de produtos que acaba excedendo o espaço de outros determinados produtos.

A falta de gôndola que é a organização dos produtos também acaba impedindo de visualizar os produtos, por isso é bom sempre fazer um planograma que é uma estratégia visual para a organização dos produtos nas gôndolas das lojas e ter essa organização ajuda a vender mais. Esses pontos estão relacionados com a falta de planejamento e organização, por isso é importante usar ferramentas para prever e prevenir a ruptura.

Como Medir A Ruptura De Estoque?

Você sabia que é possível medir a ruptura de estoque? Através do índice de ruptura que é um número que mostra a proporção de produtos indisponíveis e produtos disponíveis em uma loja. O índice de ruptura também é importante para que o consumidor final saiba quais são os produtos que estão indisponíveis na loja. É possível obter esses resultados através do cálculo do índice de ruptura:

(Itens que estão sem estoque / Total de produtos da loja) x 100

Como resultado você terá o número de ruptura em relação ao número total de produtos. Você pode frequentemente ir fazendo esse cálculo, assim ficará mais fácil entender quais são os momentos que esses números aumentam.

Evite A Ruptura De Estoque!

O cálculo serve para entender como estão esses processos de ruptura, mas também existem maneiras de você evitar e controlar a ruptura de estoque.

Trabalho Colaborativo: Comunicação e colaboração precisam andar juntas para o crescimento de qualquer negócio. Nesse sentido, é importante sempre ter essa comunicação de produtos que os varejos estão precisando, disponibilidade da indústria, deixar tudo bem claro, além de sempre atualizar as informações mutuamente através do diálogo é importante para ter um resultado melhor.

ERP:  O sistema ERP é uma ferramenta que pode com certeza te ajudar a controlar o  processo de funcionamento do seu negócio como a compra de mercadorias, armazenamento de produtos, recebimento de produtos e assim é melhor de controlar e assim você pode ver de que maneira é possível ter uma ruptura e ir controlando.

Produtos de alto giro: É importante você observar quais são os produtos que mais vendem, que são de alto giro e assim consequentemente esses terão uma demanda maior. Nesse sentido, não adianta pedir um grande número de produtos que vendem pouco. Contudo, mesmo que você saiba quais são os produtos que mais vendem, através da ferramenta ERP você precisa ficar de olho na diminuição ou aumento desses que você já sabe como fluem. Não deixe de lado os dados das ferramentas!

Por fim, busque sempre ter atenção quanto as rupturas, pois esse é um fator que quando deixado de lado o seu supervisionamento e gestão, pode causar sérias consequências para a empresa. 

Faça Um Curso De Gestão De Estoque 

Se você quer adquirir um conhecimento mais aprofundado sobre gestão de estoque como redução de custos, planejamento de compras, e aumento de produtividade na gestão de estoque conte com o curso da Supply Solutions. Com o instrutor Fernando Fenerich, que vai te ajudar na busca por ser bem-sucedido nas quatro dimensões da gestão de estoque: custo, qualidade, tempo de resposta e flexibilidade. 

Vamos nessa? Acesse o nosso site e se inscreva!

Muito obrigado!

Supply Solutions.

Compartilhe

Veja também:

A Terceirização Em Expansão

O Brasil cresce em 22% o número de trabalhadores Terceirizados de acordo com o IBGE. Leia o Artigo para conferir mais sobre o assunto!

Os Impactos Do 5G Na Cadeia De Suprimentos

Os Impactos Do 5G Na Cadeia De Suprimentos

O 5G já possui importância tanto no presente, quanto no futuro. Nesse artigo você vai entender melhor como ele funciona e qual sua importância dentro da cadeia de suprimentos. Venha saber mais!

Categorias